Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

Respiração Celular - Aeróbica


Este é resumo das três etapas da respiração aeróbica. Qualquer dúvida postem abaixo. Saiba que essa parte é o resumo e, portanto, pode deixar de conter alguma informação de bibliografias mais aprofundadas, porém, está de acordo com o livro da Sonia Lopes e Amabis.


Glicólise:

Ocorre no hialoplasma(parte líquida do citoplasma), sem a participação do oxigênio. As enzimas são as responsáveis pelo processo. A glicose é ativada gastando assim 2 ATP e perde Hidrogênios.

Os NADs entram em ação para que o PH da célula não se torne ácido, capturando os íons H.

Finalmente a Glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico, liberando 4 ATP.

O saldo final fica sendo de 2ATP.





Ciclo de Krebs:

Ocorre na matriz mitocondrial. O ácido pirúvico entra na mitocôndria e perde CO2 e Hidrogênios que são capturados pelos Nad. Assim, o ácido pirúvico torna-se a molécula de Acetil, que se ligará então à coenzima A formando o Acetil CoA.

O Acetil CoA entra no ciclo de Krebs. A CoA sai do Acetil depois que esse se liga a um composto de 4 carbonos. Esse torna-se o Citrato (6 carbonos), que após sofrer perda de CO2 torna-se um composto de 4 carbonos. Esse se liga ao Acetil CoA e reinicia o ciclo.


Cadeia Respiratória: Fosforilação Oxidativa.
Ocorre nas cristas mitocondriais por intermédio de enzimas presentes nelas. O Oxigênio participa do processo.
As moléculas de NadH2 liberam os íons H para que eles liberem a energia acumulada. Porém, o O2 não se liga diretamente ao hidrogênio em função da alta energia presente nesses íons.
Moléculas intermediárias como os citocromos participam do processo recebendo os H para que esses liberem aos poucos a sua energia acumulada.
Ao final do processo o O2 se liga aos H formando a água.
Ao longo da cadeia são formados 34 ATP.


Bons estudos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário